NutriHoje Blog

Jejum


Antigamente era empregado apenas para os dias em que tínhamos um exame de sangue para fazer ou alguma cirurgia, ou usado como um modo de sacrifício relacionado a fé. Ele é praticado há mais de 5 mil anos, e não é novidade nenhuma, mas hoje em dia, muitos orientam a sua prática para emagrecimento, prevenção ou tratamento de diversas doenças.

Doenças estas causadas adivinha por que? Excesso de comida! Isso mesmo, as doenças muitas vezes não são causados por uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes, mas sim por excessos praticados ao longo dos anos, alimentação em fast food, com alimentos ultraprocessados cada dia estão mais disponíveis e acessíveis.

Mas não é sobre isso que vamos falar e sim entender o que caracteriza o jejum?

Jejum é o período que o nosso corpo fica restrito de alimento. Sem comida nem bebida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, período de 4 horas sem ingestão de alimentos é considerado jejum.

Mas na dieta do jejum intermitente os períodos vão além das 12 horas . Esse tipo de jejum, promete uma redução de peso rápida e sem a necessidade de contar calorias. Será?

Primeiro ponto: emagrecer tem mais a ver com déficit calórico (baixa ingestão alimentar) do que restrição calórica pontual. Todos temos uma taxa metabólica basal (TMB) individual, que depende de vários fatores como peso, altura, idade e quantidade de músculo presente no nosso corpo. Ela nos diz o quanto devemos consumir de calorias diárias para manter o peso que estamos tendo hoje.

Além da TMB, também temos o cálculo do nosso fator atividade (FA) que também é individual, e depende do quanto você se movimenta e pratica atividade física durante o dia.

Daí o calculo . Exemplo: se você tem uma necessidade calórica de 1800 kcal por dia para manter o seu peso de hoje e quer reduzir, tem que tirar um pouco dessas calorias diárias. Uma diminuição de 500 kcal ao dia, representa 3500 kcal por semana, equivale a mais ou menos a 450 g de perda de peso semanal.

Mas ai você vai la, fica 12/14/16 horas de jejum. Chegou a tão esperada hora de comer. Este momento talvez seja o mais importante, o que se ingere na quebra do jejum. Lembre-se que o seu corpo está sem alimento há muitas horas, e a qualidade do que ingerimos é fundamental. Não dá para exagerar na quantidade também, senão todas as calorias 'economizadas' durante o período foram consumidas em apenas uma refeição.

E não podemos esquecer das demais refeições que costumamos fazer: lanches, janta , ceia talvez e uma sobremesa, talvez um chocolatinho vendo a série no netflix...

Se formos contar as calorias, ultrapassou sua necessidade diária.

Para entender melhor: assim como dietas restritas em algum alimento (seja por intolerância ou alergia), dietas líquidas e o jejum, cada pessoa tem que ser avaliada individualmente para ver qual a melhor estratégia na redução de peso. O amigo, o parente fez tal dieta e emagreceu? Pode ser que a mesma para você não funcione. E tem mais: garantia de sucesso no emagrecimento, é manutenção por esse peso por 1 ano. Isso mesmo: reduzir peso para aquela festa, não significa reduzir para a vida.